Aonde nos aventuramos em Gramado

Que pique temos que ter!
Antes de tudo, para viajar à Gramado, tem que ter muita disposição, auto controle e dinheiro!!!!
Fiquei estarrecida como tudo la é caro para quatro adultos (como no meu caso) e como há coisas para se fazer...
Vou tentar resumir  (o que vai ser bem difícil nesse caso) os programas que fizemos:


1 - Tour Rural Linha Bella (Gramado): é um passeio cultural. Um retorno às origens da colonização italiana no município de Gramado. Na verdade, a agência da qual haviamos comprado este passeio, fez uma confusão e ficamos esperando a van nos buscar no hotel. Conclusão, perdemos a primeira parte, que foi a visita à Vinicola Familiar Masotti. Dois carros nos buscaram no hotel, e entramos na segunda parte do passeio: Casarão Vicenzo Marcon. Nota 10 para esta parte. Duas mulheres (mãe e filha), muito divertidas, contam a história de seus antepassados e do que passaram até construirem aquele casarão. Uma volta ao tempo bem engraçada. Ali, elas vendem biscoitos caseiros e geléias deliciosas. Bem ao lado, umas videiras lindas que nos chamaram a atenção e de onde tiramos muitas fotos.

Do casarão, entramos na jardineira e lá fomos nós para a próxima parada: Moinho Cavichion. Entrávamos em uma sala, onde uma mulher contava a história dos imigrantes italianos de uma forma bem original, tirando e colocando acessórios para ilustrar melhor o que ela descrevia. Muito bom! Dali, saíamos em uma lojinha (é claro) e íamos ver o moinho Cavichion... um visual interessante, mas nada ooohhhhhh.
Moinho Cavichion





















A terceira parada foi na Cantina Linha Bella, aonde nos foi servido uma almoço com comidinha caseira e muito gostosa, acompanhada de um bom vinho. Ficamos um pouco perturbados com o barulho dos cantores, que tocavam sua música ininterruptamente durante todo o almoço. Na saída, fizeram com que todos dançassem juntos e, aí, foi ótimo!
De lá, fomos conhecer como se faz chimarrão. Uma bela história contada e demonstrada pelo casal, que recebeu de herança da família esta bela cultura e  ainda vive desta planta.
Este passeio custou R$125,00 por adulto e R$ 80,00 por criança com direito ao almoço.
Informações com: reservas@andelleturismo.com.br



2 - Reino do Chocolate (Gramado): na minha procura por lugares imperdíveis em Gramado, vi uma foto deste lugar, mas sem me ligar que ESTE era o lugar... se é que vcs me entendem... kkkk
Entramos no Reino do Chocolate, a fábrica de chocolates Caracol. Linda! Chamativa pela sua fachada com soldadinhos de chumbo gigantes.
Ao entrarmos, vc pode optar por fazer o passeio por um "mini" museu do chocolate ou não. Resolvemos curtir todo o momento e, lá fomos nós (R$10,00 por pessoa).


Nada demais, mas valeu a visita, porque as crianças podiam fazer o seu próprio chocolate (mais R$15,00 por criança). Depois dessa parada, passávamos por lugares que iam contando a história do chocolate desde os Maias. Interessante, mas nada imperdível.
Totem feito de chocolate
Ao sair dali, qual não foi a minha surpresa quando me deparei com a imagem da foto que havia visto na internet???!!!! É lindo! E não é só isso. O chocolate quente, entrou no rol dos melhores que já experimentei. E foi uma unanimidade!






 3 - Super  Carros (Gramado): www.supercarros.cc
Fizemos uma parada neste "museu", se é que podemos chamá-lo assim, porque, é claro, os homens do grupo queriam ver o que tinha por dentro daquele lugar que tem uma Ferrari envolta por um vidro em sua fachada. Confesso que é algo bem intrigante mesmo! Apenas os homens entraram, porque (como todas as atrações em Gramado), o preço era bem salgadinho: R$40,00 por pessoa. Segundo eles, vários carros maravilhosos, tipo aqueles sonhos de consumo de todos os homens do mundo, estavam lá, expostos para que seus olhos pudessem saltar das órbitas e seus corações pudessem parar de bater ao ouvir o ronco de seus motores quando algum louco saía para uma voltinha.
Porque, minha gente, só louco... os valores para se dar uma voltinha numa Ferrari F430, por exemplo, variam de R$290,00 (no carona, 5,5km) até R$ 990,00 (dirigindo 15,5km).






4 - Show da rua principal (Gramado): Fomos na época do Natal de luz (que foi de 30/10/15 a 17/01/16). Então, todos os dias, às 20:30h, no Palácio dos Festivais, bem em frente à rua coberta, acontecia uma apresentação, antes de acenderem todas as luzes da cidade. Incrível! Lindo demais!!! Apresentação lúdica e colorida. Apesar de estar chuviscando o tempo todo e termos ficado em pé mais ou menos 1 hora com as crianças (quase uma missão impossível), antes do show comecar, valeu a pena! Emocionante.




5 - Bondinhos Aéreos (Canela)www.parquesdaserra.com.br
Não dá pra ir à Canela e não ir aos bondinhos aéreos, ou, para quem não pode dispôr de tanta grana, is ao Parque do Caracol. Meu grupo optou por ir aos bondinhos. Então... É o tipo do passeio que vc se pergunta... será que vale tudo isso? São R$39,00 por pessoa, pagos na entrada, dentro do carro. Não tem como fugir, sair correndo...
Pegamos uma filinha básica (bem pequena em comparação à que se formava quando voltamos do passeio), e lá fomos nós, divididos em dois grupos.
Minha conclusão: VALE A PENA! Como a natureza é bondosa e exuberante! Fomos abençoados com a visão de uma queda de 131 metros de altura se oferecendo pra nós... Vc tem aquela sensação de que Deus existe e que está ali, do seu ladinho... Nenhum dinheiro paga!




6 - Parque dos Imigrantes (Nova Petrópolis):
Este parque não é nada demais. São R$5,00 (crianças pagam meia com a identificação) para entrar, e é um daqueles passeios que vc faz sem pressa e, mesmo assim, ele acaba bem rápido. Fiz questão de dar uma passadinha, porque lá dentro tem um fotógrafo que tira aquelas fotos antigas e foi o mesmo que tirou em 2007 da minha família; queria repetir o feito. E foi ótimo! A foto custa R$35,00 a família de até 4 pessoas e R$65,00 o porta retrato.


7 - Praça do Labirinto Verde (Nova Petrópolis):
Dá pra ir andando do parque dos imigrantes. É uma praça linda, coberta de flores e que tem um labirinto formado por ciprestes. As crianças (e os adultos), se acabaram! Corriam feito uns loucos, rindo e se divertindo. Enquanto isso, tirávamos inúmeras fotos das flores, maravilhadas! Super recomendo uma passada lá!

Labirinto Verde

8 - Vinícola Miolo (Bento Gonçalves)www.miolo.com.br
Deixamos um dia só para as vinícolas. É longe de Gramado e não dá pra ficar perdendo tempo de ir e vir toda hora. Fiz uma reserva para a visita guiada pelo e-mail visita@miolo.com.br, porque éramos 15 pessoas e fiquei com medo de não conseguirmos fazer juntos. No dia, chegamos lá com 10 minutos de atraso e não poderíamos fazer mais, só que demos a sorte do outro grupo também se atrasar, então entramos com o que estava na hora. Fica a dica: não se atrasem!
A visita e degustação demoram mais ou menos 1 hora. É uma visita bem interessante, mas esperávamos mais da degustação. Quando fui em 2007, ela era mais olho no olho. Está muito "profissional" agora. Sei lá, estranho. Mas mesmo assim, gostei muito da sommelier que nos acompanhou. Aprendi algumas coisas com ela. Reacendeu minha vontade de fazer um curso.


















9 - Vinícola Valduga (Bento Gonçalves)www.casavalduga.com.br
Da Miolo, fomos direto pra Valduga. Ao entrar, parece que estamos naqueles castelos medievais. Outro estilo. Bem bonita. Li, que na Valduga, há uma pousada e um restaurante. Lá, só entramos na loja e fizemos algumas comprinhas (pra não perder a oportunidade, é claro).


10 - Vinícola Dom Cândido (Bento Gonçalves)www.domcandido.com.br
Ao lado da Valduga, encontra-se a Dom Cândido. Eu, particularmente, adoooro os vinhos desta vinícola, então entrei apenas para comprar uns vinhos e tirar umas fotos.



11 - Piquenique na Vinicola Larentiswww.larentis.com.br
Acabadas as visitações, fomos para o nosso próximo programa do dia. Fizemos uma reserva para um piquenique no meio das videiras. Também achei esta novidade na minha caça à passeios diferentes.
Se tem uma coisa que sempre procuro, são passeios diferentes e imperdíveis pros lugares que estou indo e, com certeza, esse foi o mais inusitado que fizemos na viagem.
Confesso, que os maridos não ficaram muito animados (pelo menos não tanto quanto nós). O dia estava bem quente, com um mormaço de matar, as crianças agitadas e com fome (para variar) e nós, as mulheres, animadíssimas, com a perspectiva do momento.
Aos meus leitores: EU AMEI! O tipo de programa que eu adoro fazer. Ao chegar à vinicola, escolhemos o vinho que queríamos, depois íamos para uma casinha pegar nossa cesta, almofadas, chapéu de palha e repelente.
Foi incrível!
Para reservas: larentis@larentis.com.br
Valor: R$ 60,00 por adulto
R$ 30,00 por crianças abaixo de 14 anos
O que está incluido: uma cesta com pão, tábua de frios (queijo, salame e copa), geléias (uva e figo), toalha xadrez, almofada, uma garrafa de vinho ou de espumante ou de suco a cada duas pessoas, e uma taça colorida personalizada por pessoa de brinde.
Degustação e visitação sem custo.


12 - Catedral de Pedra de Canelawww.canela.tur.br
Nem que seja prá ficar admirando, ela merece a sua visita. De cair o queixo. E, para completar, à noite, ela tem uma iluminação que fica trocando de cor. ESTONTEANTE!



13 - Lago Negro (Gramado):
Imaginem um lago lindo circundado de hortênsias e árvores enormes, com pedalinhos enfeitando suas águas e pessoas admiradas ao seu redor. Este é o Lago Negro. Chegamos lá e fomos andar de pedalinho (R$ 10,00 por pessoa/ R$15,00, se vc fizer questão de um navio pirata).



14 - Minimundo (Gramado)www.minimundo.com.br
O minimundo é um parque formado por mini cidades. Muito interessante. Me lembrou o Legoland. É bem pequenino mas muito fofo, organizado e muito bem cuidado. Acho que é um programa para adultos e crianças menores. Os meus filhos, por exemplo, não ficaram muito interessados.
Preços:  adultos R$24,00 e crianças de 2 a 12 anos pagam R$15,00






15 - Aldeia do Papai Noel (Gramado): www.papainoel.com.br
Como o nome já diz, é uma aldeia aonde o Papai Noel passa o ano, organizando o Natal de todas as crianças, com direito à renas de verdade! Não é mentira! Vi com os meus próprios olhos!!! Um bom passeio para ser feito com as crianças.
Preço: adultos R$20,00 e crianças até 1,20m R$15,00

Casa do Papai Noel

16 - Alpen Park (Canela)www.alpenpark.com.br
Este é um pequeno parque em Canela que tem alguns brinquedos, todos pagos separadamente. O mais disputado, é o trenó, aonde podem ir duas pessoas, e uma delas é que controla a velocidade. Bem divertido!
Além disso, tem uma montanha russa, tirolesa, arvorismo e quadriciclo, além de um caricaturista argentino, que faz um trabalho maravilhoso por R$50,00 individual e R$80,00 o casal.


Caricaturista em ação!
Trenó


17 - Mundo a Vapor (Gramado)www.mundoavapor.com.br
Museu do trem, bem conhecido pela sua fachada que é uma reconstituição do famoso acidente em Montparnasse na França em 1895, quando uma locomotiva cruzou desgovernada e em alta velocidade a estação e atravessou uma parede, ficando pendurada a 12 metros de altura.
Lá dentro, temos várias explicações sobre como eram feitos os vagões, telhas e outras peças, tudo em miniatura. Além disso, tem uma lojinha, é claro, um passeio num mini trem e ainda podemos tirar uma foto antiga.
Preço do museu: R$22,00 adulto e R$11,00 estudante. Notei que este foi o único lugar que cobrou meia para estudante!



18 - Loja Mãos do Mundo (Canela)www.maosdomundo.com.br
Este não é um ponto turístico e sim uma loja como o nome já diz. Mas é imperdível! Quando falei pra uma amiga que ia pra Gramado e Canela, ela logo me disse, vá à Maos do Mundo. Você se perde lá dentro. Fica encantada! Vão e depois me contem a experiência!

19 - Fábrica da Tramontina (Carlos Barbosa)www.tramontina.com.br
Hora de vir embora! Snif!!! Mas antes, no meio do caminho, resolvemos dar uma passadinha na fábrica da Tramontina em Carlos Barbosa. Olha, vale a pena a visita se vc estiver com tempo. É bem bonita e organizada e, se vc gosta de coisas de casa, vai ficar louca, mas pessoal, não se enganem! O preço é igualzinho ao daqui do Rio. Não vi nenhuma vantagem em comprar lá. Só ia ser mais bagagem pra trazer no avião...

E lá vamos nós!!!
Espero ter ajudado.
Até a próxima aventura!

Não deixem de ler:
Snowland: uma aventura na neve!!!
Seis delícias de comer, à viagem de Gramado.